Como melhorar o dia a dia no trabalho

O ambiente de trabalho muitas vezes costuma ser um local de extremo estresse. Os prazos apertados, as cobranças dos chefes, as metas a serem cumpridas e até o mau relacionamento com o resto da equipe desmotivam qualquer funcionário. Se você sente que está saturado, é hora de adotar algumas medidas para amenizar a situação. Pequenas atitudes praticadas durante o dia a dia podem aliviar o clima e deixar o ambiente mais saudável. Não sabe o que fazer? Que tal começar com as nossas dicas aqui do blog?

Tenha um bom relacionamento com a sua equipe

Você irá encontrar pessoas com pensamentos muito divergentes aos seus. Respeite as diferenças e esteja sempre aberto ao diálogo. Atitudes simples como dizer bom dia, perguntar ao seu colega se ele está bem, oferecer ajuda e incentivar as pessoas ao seu redor trazem um clima amistoso e de cumplicidade. Seus amigos de trabalho também podem ser essenciais em momentos em que você precisar de ajuda. Manter um bom relacionamento com os integrantes da sua equipe é favorável tanto para a criação de uma atmosfera leve como para o bom andamento das tarefas a serem cumpridas.

Faça o que é mais importante primeiro

Não deixe o que é mais importante ou difícil para o final do expediente, o cansaço pode atrapalhar a execução das tarefas. Aproveite o começo do dia em que a mente ainda está fresca para fazer o que é prioridade. Se alterações forem necessárias, você terá o dia inteiro para realiza-las. Se deixar para o final, o prazo para a entrega ficará apertado e você acabará se estressando. Organize-se para deixar o que é rápido e fácil por último.

Pare para descansar

Se o ritmo estiver intenso demais, pare dez minutos para tomar um copo d’água e respirar ar fresco. Esfriar a mente por alguns minutos irá te fazer pensar melhor e recarregar as energias. Você ainda tem o resto do dia – e o resto da semana – de trabalho, então é importante não estar esgotado logo no começo. Se você passa muito tempo em frente ao computador, fazer pequenos exercícios ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a disposição.

Celebre suas vitórias e as dos seus colegas

Terminou um trabalho difícil? Foi elogiado pelo seu chefe? Recebeu uma promoção? Comemore! Isso também vale para os seus colegas. Não precisa ser algo grande. Um abraço, dizer “parabéns pelo seu trabalho” e até um chocolate valem como exercício de empatia. Todos ali estão se esforçando tanto quanto você – cada um com seu grau de responsabilidade, claro. Ser reconhecido pela missão cumprida – e bem-feita – é motivador.

Não leve problemas do trabalho para a casa

Problemas devem ser deixados no ambiente de trabalho. Não carregue estresse para a sua casa. É o seu momento de relaxar, conversar com sua família e descansar para o dia seguinte, já que quando você retornar amanhã, os afazeres já estarão à sua espera. O mesmo vale para finais de semana. Evite assuntos pesados e que podem ser resolvidos na segunda-feira. Aproveite o tempo livre – eles são poucos e únicos.

Sabemos que às vezes as situações fogem do nosso controle. Não se desespere! Respire fundo e reflita. Não há nada que não possa ser feito. O Merkaz deseja um bom trabalho a todos!

Categories: Business

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.