Checklist: você se considera um bom líder?

Ser um líder requer algumas características específicas. Primeiramente, é preciso ter vocação. Além disso, ter uma boa capacidade de se comunicar, senso de justiça, proatividade, disposição e paciência são essenciais para exercer a função.

Liderar uma equipe dentro de uma empresa traz grandes responsabilidades e desafios. Entretanto, é uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades, crescer profissionalmente, ter um cargo de destaque no currículo e obter maior satisfação e prazer em seu trabalho.

No post de hoje, preparamos um checklist para você que deseja ocupar um cargo de gestão. São algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de assumir uma liderança e para te ajudar a refletir se esse é a direção certa para a sua carreira.

 Você sabe trabalhar em grupo?

Em grandes empresas, trabalhar em grupo é essencial, visto que na maioria das vezes, as metas e os resultados são observados por equipe. Respeitar as diferenças, escutar seus colegas e oferecer ajuda quando necessário são pequenas atitudes que demonstram suas características de liderança e transmite confiança às outras pessoas.

Você é uma pessoa influente?

A capacidade de influenciar outras pessoas é uma característica que pode ser observada desde a infância. Muitas crianças tomam frente em brincadeiras, debates em sala de aula, eleições para representante de sala e grêmios estudantis, fazendo com que os outros integrantes sigam suas ideias e criem um elo de confiança. Para ser alguém influente para o grupo, é preciso ter um outro aspecto do perfil de liderança: ter uma boa comunicação. Expor e vender suas ideias, ser otimista e amigável também são fatores influenciadores para outros profissionais.

Você é proativo?

Uma pessoa proativa é aquela que busca soluções para problemas, adianta tarefas, oferece ajuda a seus colegas de trabalho, sugere ideias e é persistente. Esteja atento aos problemas da equipe ou da empresa e sugira melhorias. Não espere que algo dê errado para começar a agir. Ter proatividade causa uma boa impressão a todos que estão ao seu redor.

Você transmite confiança?

A sua equipe precisa confiar em você. Além de ser uma pessoa segura de suas decisões, a linguagem corporal é um grande fator que também projeta uma imagem confiante. Tenha uma boa postura, fale com precisão, transmita seu bom humor e empatia.

Parecer confiante mesmo quando você não está ajuda outras pessoas a ficarem mais seguras também. Elas vão começar a acreditar que algo vai dar certo se você estiver muito confiante sobre – use isso a seu favor.

Você tem uma boa capacidade de comunicação?

A comunicação é essencial em qualquer situação, mas como líder, você precisa dialogar com a sua equipe, ouvi-la e saber negociar. Muitas vezes, você precisará se expressar sobre os resultados, realizar feedbacks e fazer apresentações para os seus superiores. Tudo precisa ser feito com muita clareza e utilizando as palavras certas, para que não haja nenhum mal-entendido.

 

Algumas pessoas nascem com a capacidade de liderança, mas essas habilidades também podem ser desenvolvidas através do tempo. Seja persistente e confiante! O mundo dos negócios está a sua espera. Boa sorte!

 

Categories: Business, Empreendedorismo

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.