Como gerenciar o tempo

Saber administrar o tempo da forma correta é importante para que as tarefas sejam cumpridas no prazo determinado e para o aumento da produtividade. Muitas vezes, acabamos soterrados de afazeres, tentamos realizar tudo ao mesmo tempo e no final, nada sai muito bem feito.

Para solucionar esse tipo de problema, comece a se planejar diariamente. Liste as prioridades, prazos de entrega e mantenha a concentração, afastando-se das distrações.

Para te ajudar neste desafio, preparamos um texto com dicas sobre organização de tempo. Confira e comece a mudar hoje a sua rotina!

Liste suas tarefas

Liste tudo o que precisa fazer durante o dia. Seja no papel, no celular ou no computador, é importante anotar suas tarefas em algum lugar, assim você evita esquecer algo. Essa é uma ação que deve ser feita logo no começo do dia. E claro, mantenha-se disciplinado para cumprir sua lista ou você só acumulará mais trabalho para o dia seguinte.

Determine o que é prioridade

Coloque o que for mais difícil ou as tarefas com o prazo mais apertado no topo da lista. Dessa forma, você aproveita que pela manhã a mente ainda está fria e coloca mais disposição para cumprir esses afazeres. Deixe o que for simples e fácil para o final do dia, já que provavelmente você já estará cansado e a concentração será menor.

Um erro comum que cometemos é fazer justamente ao contrário. Fazer o que mais gostamos primeiro, e o que for mais pesado, por último. Se organizar desse jeito só deixará você mais estressado e correndo contra o tempo para entregar tudo no prazo.

Organize o local de trabalho

Ter um local de trabalho organizado te ajudará a encontrar documentos, pastas e relatórios de uma forma mais fácil e evitará que você perca tempo procurando o que você precisa. Você pode organizá-los por ordem alfabética, por exemplo. A mesma técnica de organização pode ser aplicada para arquivos que estão no computador, especialmente com planilhas.

Evite distrações

Seus afazeres demandam sua total atenção, ainda mais aqueles que são mais complicados de cumprir. O celular e as redes sociais podem ser benéficos em diversas situações, mas se você precisa realizar algo que requer muita concentração, afaste-se deles enquanto estiver fazendo a tarefa.

Depois que a missão estiver cumprida, tire quinze minutos para descansar. Saia um pouco do escritório para respirar ar puro, tomar um copo d’água e conversar com um colega de trabalho. Esses momentos são bons para reduzir o nível de estresse e recarregar as energias.

Faça uma tarefa por vez

Não tente fazer tudo de uma vez. Você perderá um bom tempo ao começar várias tarefas ao mesmo e tempo e não terminará nenhuma.

Estipule metas a você mesmo. Exemplo: terminar o relatório em uma hora. Dessa forma, você aumenta a sua produtividade e evita ficar sobrecarregado ao final do dia.

 

O tempo está em suas mãos. Geri-lo organizadamente tornará o seu dia mais produtivo e menos estressante.

Esperamos que nossas dicas auxiliem você durante a sua rotina. Até a próxima!

 

 

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.