Big Data: o que é e como utilizar

O que é Big Data?

Big Data é o termo utilizado para descrever um grande volume de dados, estruturados ou não, que são gerados o tempo todo.

Os cinco V’s do Big Data

Os dados do Big Data são caracterizados por cinco V’s:

Volume: É a quantidade de dados gerados a cada segundo.

Exemplo: No Twitter, se trata da quantidade de mensagens, fotos e vídeos que são postados na rede social. O Big Data armazena esse volume de dados em diferentes locais, e se necessário, utiliza a ajuda de softwares.

Variedade: Se trata da variedade de informação que é gerada.

Exemplo: Em um e-commerce, são os dados gerados a partir do valor de vendas em um mês, perfis dos clientes, regiões que mais compram e os períodos de maior e menor faturamento.

Velocidade: É o tempo necessário para processar toda a informação gerada. Com o avanço da tecnologia e softwares adequados, é possível obter as informações em tempo real.

Exemplo: Em um e-commerce, as informações em tempo real sobre a quantidade de peças em estoque, evita que o empreendedor venda algo que ele não possui.

Veracidade: Refere-se à quantidade de informações que são verdadeiras.

Exemplo: No Facebook, são os dados da interação humana, como a troca de mensagens, pois representam interações reais.

Valor: Representa o valor dos dados gerados para a empresa. De nada adianta gerar informações que não serão utilizadas para nada.

Como utilizar o Big Data na sua empresa?

O Big Data auxilia no desenvolvimento de diagnóstico de problemas, previsões para o mercado diante de consumidores ou usuários de um serviço, quais são as necessidades do cliente e na definição de estratégias.

Os dados podem ser utilizados nos mais diferentes cenários. Em empresas de delivery, é possível utilizar o Big Data para mapear rotas, agilizar o tempo de entrega e economizar nos combustíveis. Para e-commerce, além de traçar um perfil do cliente e sugerir produtos de acordo com as suas necessidades, é possível detectar compras fraudulentas e aprimorar a segurança da loja.

Um bom exemplo do uso do Big Data é o Netflix. A empresa utiliza os dados do perfil de consumo dos assinantes para produzir seus próprios conteúdos. Por exemplo, antes de produzir seu grande sucesso “Orange Is The New Black”, a empresa já sabia que séries de humor com protagonistas femininas eram popular entre o seu público. O mesmo aconteceu com o remake de “House of Cards” e “Stranger Things”.

A tecnologia está aí para te ajudar! Use-a a seu favor. Existem diversos cursos e palestras para te ajudar a gerenciar o Big Data. Inclusive, aqui no Merkaz, já realizamos um evento sobre esse tema. Fique de olho na nossa agenda e não perca nossas palestras sobre inovações tecnológicas e empreendedorismo. Até a próxima!

 

 

Categories: Dicas

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.