Entrevista com Fábio Neufeld, CEO & Founder da Kavod Lending e Empreendedor Merkaz

Fábio Neufeld é CEO & Founder da startup Kavod Lending, uma empresa especializada em empréstimos coletivos online para financiar pequenas e médias empresas.

Em entrevista para o Merkaz, ele conta sobre seu começo como empreendedor, sua startup e dá conselhos para aqueles que desejam construir uma carreira no mundo dos negócios.

Como foi seu começo como empreendedor? 

Foi bem complicado. Eu vim de banco, onde trabalhei por quase 17 anos, e já tinha tudo resolvido dentro da minha cabeça. Já tinha o plano traçado, mas nunca tinha aberto uma empresa na vida. Quando começamos a entrar de cabeça no negócio e ver a quantidade de detalhes, percebemos que a realidade era outra. Com o passar dos meses, conseguimos nos rearrumar e nos preparar para todos os desafios.

Você fez alguma faculdade? Qual?

Sou administrador de empresas pela FAAP. Trabalhei 17 anos no mercado financeiro, sempre em áreas de relacionamento comercial ou operações estruturadas para clientes corporativos. Passei por bancos como Santander, BBM, Indusval, Rabobank e ItaúBBA.

Quando você decidiu só empreender?

Em 2013, quando investi como sócio minoritário em um pequeno restaurante no Itaim, foi uma primeira semente. Eu resolvi “apenas” empreender no final de 2015, quando me dei conta que, como funcionário de banco, seria muito difícil chegar ao topo (por causa da competição) e eu não teria liberdade para atingir todo o potencial de entrega que eu tenho para os clientes (por que os bancos não esperam isso dos funcionários e sim que sejam boas “formigas operárias”).

Você começou sozinho?

Não, desde o início eu me juntei com meu sócio. Ninguém faz nada sozinho.

Como você decidiu em qual mercado atuar?

Foi uma decisão natural. Mercado financeiro é o que eu sei e, mais importante, GOSTO de fazer. Eu só queria fazer mais e melhor.

O que sua startup faz?

Somos a 1ª plataforma de financiamentos coletivos (também chamados de peer to peer Lending) do Brasil (achamos que também do mundo, mas não tenho certeza), que conecta PFs (pessoas físicas) que têm dinheiro para investir e emprestar e empresas de médio porte que precisam de empréstimos mais baratos, colocando garantia real em todas as operações.

Quais são seus clientes?

São 2: (1) os investidores, são PFs que têm dinheiro disponível para aplicar; e (2) são empresas com faturamento anual acima de R$ 6 mm e que precisem se financiar para expandir, trocar dívida (por uma mais longa e/ou barata), adequar seu fluxo de caixa, etc.

Qual o maior erro que você já cometeu?

Demorar para começar a empreender full time.

Qual o maior erro já cometido com relação à sua startup?

Demoramos para encontrar o nicho de mercado.

Quais são suas inspirações?

Gosto muito de ler livros de empreendedores de sucesso. Recentemente li o livro do Rony Meisler (da Reserva), do Elon Musk (Tesla/SpaceX), do Michael Bloomberg (Bloomberg) e também do Tite (contando a história recente do Corinthians, desde a subida da série B, até o título Mundial). Também li recentemente algumas teorias de startups como “A estratégia do Oceano Azul” e “Scrum: a arte de fazer o dobro, na metade do tempo”. Estou terminando agora um que chama “Dando as cartas nos negócios: O sucesso com ensinamentos do Poker” do Leo Bello (que relaciona os aprendizados dele no Poker e como ele usa para empreender). Na minha lista de próximas leituras, tem o “Venture Deals”, “Cauda Longa” e “Rápido e Devagar”.

Qual o maior aprendizado que você teve como empreendedor até hoje?

Humildade, disparado. Lembrar que a gente não sabe tudo.

Qual o seu conselho para quem está começando? 

Prepare a cabeça e o bolso. A cabeça para aguentar a montanha russa que é empreender… precisa ter resiliência! E o bolso, porque dificilmente um negócio vai te deixar rico (ou mesmo te dar algum sustento) do dia para noite. Para o negócio ser bom mesmo, ele precisa de tempo para maturar. O importante é nunca perder o foco de que o produto tem que ser bom, mas o negócio também (e tem que vislumbrar o lucro, sempre!).

 

Categories: Empreendedores

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.