Dia Internacional da Mulher: Quatro empreendedoras brasileiras para te inspirar

Abrir o seu próprio negócio é um desafio e tanto. Por muito tempo, o ramo empresarial era dominado em sua maioria por homens. Entretanto, esse cenário tem se invertido nos últimos anos. Com a inserção da mulher no mercado de trabalho, elas também vêm se tornando empreendedoras de sucesso. De acordo com a pesquisa GEM 2016, feita pela Global Entrepreneurship, 51% do total de empreendedores brasileiros são mulheres.

Em comemoração ao mês da mulher, nós trouxemos quatro histórias de empreendedoras brasileiras para te inspirar a construir a sua própria jornada de sucesso.

Ana Lúcia Fontes

Depois de anos trabalhando como executiva em uma grande empresa, Ana percebeu que seu trabalho já não lhe satisfazia. Então, ela decidiu mudar a sua vida: pediu demissão e foi em busca de novos desafios.

Ana participou de um curso para mulheres empreendedoras na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e logo colocou seus aprendizados em prática: em 2010, ela criou o Rede Mulher Empreendedora, uma comunidade colaborativa dedicada ao empreendedorismo feminino. Hoje, a rede conta com mais de 36 mil pessoas cadastradas. O site é dedicado a notícias, discussões, informações relevantes, além de ser um meio de unir e incentivar as mulheres empreendedoras de todo o Brasil.

Em 2015, Ana deu uma palestra no TED Talk. Ela falou sobre seus desafios como empreendedora, o machismo enfrentado ao longo do caminho e como as mulheres podem mudar o mundo. Assista na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=qVym1iwl6Y8

Lênia Luz

Lênia Luz é CEO e diretora executiva da Aurelio Luz Varejo & Franchising, uma empresa de consultoria que foi fundada junto com o seu marido. Lênia também é a fundadora do blog Empreendedorismo Rosa, uma página de conteúdos voltados para mulheres empreendedoras. Seu objetivo é informar, unir e empoderar o público feminino de todo o país, trazendo informações relevantes sobre empreendedorismo e ajudar mulheres a se encontrarem profissionalmente.

Em seu canal do Youtube, ela compartilha experiências sobre empreendedorismo e sua trajetória:

https://www.youtube.com/watch?v=r_qKFDigxy0

Zica Assis

Zica Assis nasceu em uma comunidade carioca e começou a trabalhar muito cedo. Com seu cabelo black power, ela precisou encontrar alternativas para alisar os seus cachos, já que os seus patrões não os aprovavam. Diante dessa situação, Zica começou a pesquisar formas de cuidar melhor do seu cabelo e acabou fazendo cursos de cabeleireiro.

Ela procurava por produtos que tratariam seus cachos de forma eficiente, mas não encontrava nada que a agradasse. Então, ela decidiu que era hora dela desenvolver os seus próprios métodos. Fundou o Instituto Beleza Natural, um salão especializado no tratamento de cabelos ondulados, cacheados e crespos. Com a ajuda de especialistas, ela desenvolveu produtos específicos para esses tipos de cabelos.

Hoje, o Instituto Beleza Natural, além dos salões, vende seus próprios produtos. Foram abertas diversas lojas no Brasil e nos Estados Unidos, e Zica foi considerada pela Forbes uma das 10 mulheres mais poderosas do Brasil em 2013.

Neste vídeo, Zica conta um pouco mais da sua trajetória como empreendedora:

https://www.youtube.com/watch?v=qcVcqRfxzTU

Sônia Hess

Foram os pais de Sônia, seu Duda e dona Lina, que inicialmente fundaram a marca Dudalina. Em 1953, em uma viagem a São Paulo, seu Duda acabou comprando mais tecidos do que precisava. Com o que sobrou, Dona Lina confeccionou camisas que foram vendidas rapidamente e inspiraram o casal a investir em um empreendimento.

As vendas das camisas cresceram, e a família adquiriu duas lojas no Balneário Camburiú. Em 2003, Sônia Hess, filha do casal, assumiu a presidência da marca. Ela investiu em tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade, que transforam a Dudalina na grande marca que é hoje.

Sônia já recebeu o prêmio ADVB como Personalidade de Vendas e foi considerada uma das 50 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes.

Em entrevista, Sônia conta um pouco da sua trajetória e do sucesso da sua gestão:

https://www.youtube.com/watch?v=d3OxjM5-vzw

 

Quantas histórias inspiradoras! Nós torcemos para que todas as empreendedoras mulheres alcancem seu objetivo e obtenham sucesso em suas jornadas. Feliz Dia das Mulheres!

Categories: Empreendedores

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.