Entrevista com Ariel Hemsi, Sócio-Fundador da 60+ Care e Empreendedor Merkaz

Ariel Hemsi é profissional de Marketing formado pela USP, pós-graduado em Gestão de Negócios pela fundação Dom Cabral. Expertise em Marketing, Varejo, Startups, Digital, ONGs e agência.

Ele é sócio-fundador da Startup 60+ Care, um aplicativo para relógios inteligentes com o objetivo de trazer mais segurança para o público maior de 60 anos.

Em entrevista para o Merkaz, ele conta um pouco de sua trajetória como empreendedor, como surgiu a ideia de fazer um aplicativo para o público 60+ e os benefícios de fazer parte da Incubação Merkaz.

Como foi o começo da sua carreira como empreendedor?

Durante minha carreira tive a oportunidade de trabalhar em diferentes companhias e funções que exercitaram meu lado empreendedor: na Artemisia entrei em contato com o conceito de Negócios Sociais e pude desenvolver um na área Business Plan junto de um empreendedor de Ubatuba; como Trainee Corporativo no Grupo Pão de Açúcar pude idealizar e planejar a operacionalização de um projeto intraempreendedor que foi realizado com ótimos resultados financeiros, sociais e de branding para a empresa; tive a oportunidade ainda de apoiar a fundação de uma empresa de e-commerce de produtos alimentícios de pequenos produtores e de conceber o Business Plan de um coworking colaborativo.

 

Você sempre quis construir uma carreira no mundo dos negócios?

Sim, sou Profissional de Marketing e acredito que há muitas oportunidades no ramo dos negócios de impacto, que além do resultado financeiro, ajudam a resolver um problema social ou ambiental – é este nosso objetivo com a 60+ Care.

 

Como surgiu a ideia de criar a 60+ Care?

A 60+ Care surgiu de uma inquietação nossa: nossos pais e avós estão envelhecendo e nós, por gratidão, queremos cuidar deles da melhor maneira possível. O que poucos sabem é que as quedas são o principal fator de risco de fraturas para os 60+, um em cada três cai pelo menos uma vez ao ano e metade destes precisa de ajuda para se levantar. Este problema tende a se agravar com o passar dos anos e para solucioná-lo criamos a 60+ Care, um aplicativo para relógios inteligentes que previne este tipo de problema de maneira moderna, multifuncional e inclusiva, trazendo segurança, autonomia e serenidade para idosos e seus familiares.

 

Por que você escolheu investir no público com mais de 60 anos?

Porque este é um público grande, que só tende a crescer, com uma série de necessidades e problemas que precisam ser tratados com o devido respeito. Nosso objetivo é fazer com que os 60+ sintam-se protegidos usando um relógio, um acessório com que já estão familiarizados, ao mesmo tempo que aumentamos a conscientização a respeito da importância da prevenção de quedas para este público.

 

Quais são os seus próximos objetivos como empreendedor?

Lançar nosso aplicativo no Google Play e colher os feedbacks dos usuários.

 

Qual foi o maior erro que você já cometeu em relação à sua Startup?

Ter achado que nossa ideia era preciosa demais para ser compartilhada num primeiro momento, com medo de que ela fosse “roubada”. Milhares de pessoas têm ideias, o que diferencia os empreendedores é sua capacidade de execução.

 

E qual foi o momento mais marcante?

Ouvir “Estou precisando do aplicativo de vocês. Já está online? Qual relógio eu compro?” de um beta tester, quando nos apresentamos na competição do Merkaz.

 

O que mudou na sua Startup depois de entrar para a Incubação Merkaz?

Antes do Merkaz a 60+ Care era um “projeto de garagem”: estávamos completamente focados no desenvolvimento do aplicativo. A competição pela Incubação no Merkaz foi a primeira vez em que decidimos nos apresentar formalmente como empresa e foi muito gratificante ver que outras pessoas além de nós acreditam e se interessam pela 60+. Estamos em contato constante com mentores, investidores e parceiros que conhecemos através da rede do Merkaz e fazendo nossos primeiros testes dentro da comunidade.

 

Qual foi a parte mais importante de estar na Incubação?

Validar e testar as ideias e os conceitos do projeto junto à rede do Merkaz e estar aberto a conhecer pessoas das mais variadas origens que podem contribuir muito para o desenvolvimento do negócio.

 

Quais são os benefícios de trabalhar no Coworking?

Para mim o principal benefício é compartilhar ideias e experiências com pessoas de diferentes áreas e negócios, buscando sinergias e networking que podem ser benéficos para todos. O ambiente de Coworking do Merkaz é show: a internet é rápida, o espaço silencioso e o café é muito bom.

 

Quais foram os maiores aprendizados que você teve como empreendedor?

Para mim o maior benefício de ser empreendedor são os aprendizados profissionais e pessoais que se colhe pelo caminho. É preciso planejar, mas no tático e na execução que as coisas acontecem e se transformam para muito além disso; nem sempre as coisas saem como planejado e para isso existem alternativas tão boas ou melhores que as pensadas anteriormente; comunicação é essencial, com sócios, fornecedores, mentores, investidores, cada um à sua maneira e buscando sempre a melhor compreensão entre as partes.

 

Quais são as suas inspirações?

Outras startups com negócios de impacto, soluções tecnológicas simples e inovadoras e conselhos de empreendedores admiráveis pela visão, coragem e destreza com que tocaram seus negócios.

 

Qual o seu conselho para quem está começando?

Ouvi uma vez que “constância é a Tora encapsulada”. Meu conselho é sempre manter o foco, confiar em quem te acompanha nessa jornada e buscar o equilíbrio. Empreender não é tão fácil ou glamoroso como a mídia exibe, exige muita musculatura emocional, paciência e perseverança.

 

Categories: Interview

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.