Entrevista com Gustavo de Bautzer Fusca, Fundador do Viagens na Web

Gustavo de Bautzer Fusca é formado em Lazer & Turismo pela Universidade de São Paulo (USP) e se especializou em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Gustavo é fundador da Startup Viagens na Web, um blog de turismo com grande desenvolvimento de tecnologia. O Viagens na Web tem como objetivo buscar os melhores preços de passagens, hotéis e pacotes e enviar automaticamente as ofertas para toda a base por WhatsApp. Ele já ocupou o cargo de gerente de Novos Negócios e Fidelidade na Decolar.com e atualmente trabalha no Merkaz.

Em entrevista, Gustavo fala sobre o começo da sua carreira como empreendedor, como surgiu a ideia de criar a sua Startup, como está sendo a experiência de trabalhar no Merkaz e seus planos para o futuro.

Você é formado em Turismo. Quando decidiu entrar para o mundo dos negócios?

Sim, formado em Turismo pela USP.

Entrei na Universidade com 17, mas já trabalhava desde os 14 com meus pais vendendo tapetes importados.

Eu tive uma namorada aos 15, que me trocou por um cara mais velho cheio da grana! Parece história triste, mas foi o kickoff na ambição para os negócios!

Como foi o começo da sua carreira como empreendedor?

Aos 16 eu comprava peças de computador na Santa Efigênia, voltava para casa de trem, montava a máquina e vendia para as amigas da minha mãe. Com 17 fui promoter de viagens de formatura e peguei amor por viajar, me enganei achando que se fizesse turismo ia viajar o Mundo. Então prestei: Turismo, Gastronomia e Engenharia. Passei nas 3, mas escolhi o Turismo! Logo que fiz 18 anos, entrei para o Submarino Viagens como vendedor de call center, era o que havia no Turismo mais próximo de Tecnologia, que eu também adorava.

Como surgiu a ideia de criar o Viagens na Web? 

É uma ideia de tempos já… No Submarino Viagens eu auxiliei e vi de perto um Blog de Viagem surgir do nada e anos depois virar um pequeno gigante, faturando R$ milhões! Durante meus anos de trabalho participei de diversas empreitadas, criando negócios para várias empresas, modéstia à parte, todos com muito êxito! E então comecei a cuidar com mais carinho da ideia de iniciar algo próprio, que fosse relevante para as pessoas! Em 2017 com a chegada da minha primeira filha, eu queria era trabalhar de casa e ter mais tempo com a família! Então no começo de 2018 resolvi arriscar e criar algo que me permita no futuro ter mais tempo para a família! Isso ainda não é uma verdade, mas será.

Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar com viagens?

Eu sou muito otimista, só vejo vantagens em trabalhar com Turismo! É um trabalho extremamente gostoso, você lida com os sonhos e desejos das pessoas. Passo a tarde com o time discutindo os próximos roteiros, vendo fotos maravilhosas, pensando em novos destinos para promocionarmos… É de dar inveja em qualquer advogado, não tenho dúvidas! Os pontos mais difíceis são quando choramos pelos preços baixos que encontramos e não conseguimos viajar, e a margem dos produtos que são bem baixas!

Qual foi o momento mais marcante da sua carreira? 

Certamente quando deixei 7 anos de B2W para trás para arriscar e montar meu primeiro negócio! Comecei do zero montando toda operação, tecnologia, financeiro, RH, etc.; e por um pouco de sorte e muito suor, conseguimos vender uma participação para o Banco Santander. Foi uma experiência incrível, um aprendizado sem igual!

Quais são os próximos objetivos da sua vida profissional?

Quero evoluir o Viagens na Web a ponto de ser referência em promoções de viagem. Temos uma tecnologia inovadora para rastrear preços nas cias aéreas, entender boas oportunidades de viagem e enviar por WhatsApp. Em menos de 30 dias já temos mais de 1.000 inscritos e estamos com um plano promissor! Estou 100% dedicado a fazer este negócio decolar.

Quais foram os maiores benefícios de trabalhar no Merkaz para a sua carreira como empreendedor?

Aqui há muito relacionamento, muita gente inteligente criando coisas de valor! Em menos de uma semana no Merkaz eu já tive contato com uma série de pessoas interessantes e começamos a fazer coisas juntos! O ambiente é empreendedor, você volta para casa com vontade de continuar trabalhando.

Qual foi o seu maior aprendizado em relação à sua Startup?

Até o momento eu só tive portas abertas! Pessoas me recebendo bem e me ajudando quando apresento meu projeto e peço ajuda. Acho que o aprendizado é mais uma contestação, que quando você vai para cima das coisas, elas acontecem! Aquele clichê que o Mark Zuckerberg deixa na bio dele: The fortune favours the bold.

Quais são as suas inspirações?

De coração, minha família sem dúvida nenhuma. Eu fui abençoado com a família que tenho!

Mas também gosto muito de assistir vídeos inspiradores, e o Steve Jobs de longe é a minha grande inspiração no mundo dos negócios. É audacioso, é inteligente, é genial. O cara criou o Mundo que vivo hoje, eu passo 70% do meu tempo em frente a coisas que ele idealizou.

Qual o seu conselho para quem está começando?

Vai para cima daquilo que você quer no futuro! Claro, planeje-se, organize-se, mas mete a cara!

Eu adoro as ideias que tem neste vídeo, eu vivo isso todos os dias http://bit.do/gustavodebautzerfusca.

Categories: Interview

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.