Dicas para aprimorar a sua capacidade de liderança

Liderar uma equipe não é um trabalho fácil. É preciso ter jogo de cintura, ser curioso, estar aberto a novas ideias e saber se comunicar. Na faculdade, no trabalho ou até em uma simples brincadeira, as pessoas com capacidade de liderança sempre acabam se destacando. Apesar de terem a facilidade para liderar, há diversas habilidades que precisam ser trabalhadas e desenvolvidas para que a liderança seja executada com eficiência.

Abaixo, nós listamos algumas dicas para aprimorar o seu talento como líder e ser reconhecido por tal característica. Confira:

Saiba ouvir a sua equipe

Para ser um bom líder, você precisa saber o que a sua equipe espera de você. Se eles esperam que você apenas delegue funções e dê feedbacks, ou tenha um envolvimento mais próximo, auxiliando não só no âmbito profissional, mas também no pessoal. O melhor caminho para isso é a conversa. Deixe que eles expressem suas expectativas, sugestões e faça com que eles se sintam ouvidos.

Entenda o perfil dos colaboradores

Existem quatro perfis básicos de profissionais: os analíticos, que são influenciados pela lógica e dados objetivos; os empreendedores, que são motivados pelos desafios; os expressivos, que são os responsáveis por ideias inovadoras e criativas; e os integradores, que são os melhores em cultivar relacionamentos.

Reconhecer os funcionários por seus perfis permite designar as tarefas certas para cada um e obter resultados excelentes.

Seja um exemplo para a sua equipe

Os seus colaboradores se espelham na sua capacidade de liderança. Se você quer que a sua equipe seja pontual, você também precisa ser. Se você espera dedicação, seja o mais dedicado possível. É claro que não é possível dominar todas as áreas, mas é necessário dar exemplo, ou os seus funcionários podem acabar perdendo a confiança em você.

Tenha equilíbrio emocional

Crises e situações difíceis podem aparecer a qualquer momento. Se o líder se desesperar, os funcionários também irão. Nesses momentos, é importante manter o equilíbrio emocional e calma para não gerar um pânico desnecessário.

Além do equilíbrio emocional, ter a capacidade de liderança também inclui agir com equilíbrio na hora de tomar decisões. Ou seja, equilíbrio ao definir orçamentos, promover funcionários e delegar tarefas, sem favorecer alguns e não outros.

Cuidado para não deixar o poder subir à cabeça

Muitas pessoas acabam deixando o prestígio de ser líder subir à cabeça e agindo com irresponsabilidade. Ter a capacidade de liderança inclui não criticar em público, não estipular metas inatingíveis e não esquecer que a sua equipe tem um lado pessoal e preocupações fora da empresa.

 

Se você é líder da sua equipe, não deixe de ler também o nosso texto sobre como aplicar feedbacks e dinâmicas em grupo para integrar a sua equipe. O Merkaz deseja boa sorte na carreira de todos os líderes, colaboradores e empreendedores. Até a próxima!

Categories: Empreendedores

Post Your Thoughts

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.