Tendências para o futuro do varejo

Estudar o varejo e as suas características é fundamental para entender o comportamento do consumidor e transformar o modelo de negócios. O avanço da tecnologia possibilitou a popularização do comércio online e deixou os clientes mais exigentes. Com esse impacto, os especialistas estudam qual será o futuro do varejo e quais serão as principais mudanças que vão impactar o comércio.

O blog do Merkaz listou algumas das tendências do futuro do varejo descobertas por profissionais da área para você ficar por dentro do assunto. Confira:

Pagamento

Uma das maiores vantagens que a tecnologia trouxe para o comércio, foi a facilidade para a efetuação de pagamentos. Esse é um benefício que você deve oferecer para o cliente e que está se tornando ainda mais prático. Com o Mobile Payment, por exemplo, o cliente não precisa passar o cartão de débito/crédito ou entregar o dinheiro no ato da compra.

Outra tendência que deve ser implantada nos métodos de pagamento, são as transações feitas utilizando biometria e reconhecimento facial.

Dispositivos móveis

As compras online feitas por meio de dispositivos móveis só tendem a crescer. É por isso que cada vez mais as empresas vão investir em tecnologias para melhorar esse serviço. Esse desenvolvimento tem transformado os smartphones em uma plataforma que suporta todo o caminho percorrido durante a compra: desde a pesquisa até o pagamento e finalização. Com o perfil do consumidor cada vez mais claro, as empresas tendem a começar a enviar mensagens cada vez mais direcionadas e segmentadas ao público-alvo.

Jornada não linear

A jornada tradicional consiste em: primeiro, o consumidor se conecta à marca para depois conhecer o produto. Por fim, ele fecha a compra.

A jornada não linear consiste em inverter esse processo. O cliente pode ir até a loja física para experimentar e tocar o produto, antes de fechar a compra. Ou conhecer o produto pela Internet e retirá-lo na loja. É por isso que todos os canais precisam estar alinhados e integrados.

Informações

Uma das tendências do futuro do varejo é levar cada vez mais informações aos clientes. Em um mundo tecnológico e com muito conhecimento disponível na Internet, os clientes passam a saber mais sobre o produto que querem comprar do que os próprios vendedores. Utilize isso ao seu favor. Você pode utilizar as informações disponíveis na Internet como forma de promover o seu produto. Por exemplo, utilizar as resenhas e opiniões dos consumidores sobre o seu produto como descrição ou informações complementares.

Chatbots

Cada vez mais presentes no e-commerce ou até mesmo sites institucionais, os chatbots, que funcionam como assistentes virtuais, são uma das tendências do futuro do varejo. O “robô” com inteligência artificial, tira dúvidas dos consumidores e pode até fazer a encomenda do produto desejado. Demais, né? Algumas empresas já aderiram a essa tecnologia, que permite que o cliente feche a compra com os robôs, sem precisar ser redirecionado para outra página.

 

O Merkaz realizou essa semana uma palestra com o CEO da FOM, Sidney Rabinovitch, para falar um pouco mais sobre o futuro do varejo. Fique ligado nos nossos eventos para não perder palestras como essa.

Até breve!

 

Categories: Business

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.