Dicas para falar bem em público

Falar em público é um medo muito comum, especialmente para os mais introvertidos e tímidos. O desconforto e a insegurança podem atrapalhar na hora de proferir uma palestra, realizar workshops, prospectar clientes ou até mesmo em uma entrevista de emprego. Com tantas situações que exigem uma boa comunicação, saber falar bem em público é muito importante para obter crescimento e sucesso profissional.

Claro, nós sabemos que se livrar desse medo nem sempre é fácil ou rápido. Existem alguns métodos que podem ajudar a trabalhar essa habilidade com mais segurança e sem pressa. Abaixo, você confere algumas dicas para otimizar a sua comunicação e melhorar a sua oratória.

Trate os sintomas do medo

Alguns dos sinais do medo de falar em público são: tremedeira nas mãos e na voz, suor excessivo, pulsação acelerada, estresse, ansiedade e até tonturas em casos extremos. Ao notar esses sintomas, tente acalmá-los. Ouça uma música relaxante, coma algo ou converse com um amigo sobre qualquer outro assunto sem ser a apresentação. Muitas vezes, o sofrimento é causado mais pela expectativa da exposição do que durante o momento em si. Ao começar a falar, tente controlar as mãos e apoiá-las sobre algo. Quando você já estiver mais à vontade, deixe-as soltas para que elas possam auxiliar na comunicação gestual. Procure também controlar a sua respiração.

Estude o conteúdo

Dominar o assunto que você vai falar te ajuda a ganhar confiança e se sentir mais seguro na hora de falar. Quando você entende profundamente sobre algo, a ansiedade pode diminuir. Do contrário, ter que palestrar sobre um assunto que você não domina só te deixará mais inseguro e com medo errar.

Estude, pesquise e faça um mini roteiro com os pontos principais que você irá discutir. Treine em casa e chegue na sua apresentação com o conteúdo na ponta da língua.

Busque apoio na plateia

Uma dica interessante para falar bem em público, é buscar apoio de um familiar ou amigo querido que esteja na plateia. Você se sentirá mais seguro, já que os conhecidos tendem a prestigiar a apresentação com entusiasmo, dando sorrisos e acenos. Esse tipo de incentivo é ótimo para elevar a confiança de quem está falando.

Controle o tempo

O tempo pode ser seu aliado ou virar um inimigo, dependendo da maneira como você se organiza. Ao treinar as suas falas, observe também quanto tempo você demora para começar e concluir a sua explicação. Evite passar por apuros por tentar acelerar o conteúdo que você tem a dizer para não estourar o tempo limite ou terminar muito antes do programado e ter que improvisar.

Lembre-se que falar bem em público é difícil no começo, mas depois melhora

O começo de qualquer apresentação costuma ser a etapa mais complicada. Depois de ultrapassada a barreira dos momentos iniciais, você irá notar que o assunto irá fluir melhor e você irá começar a ganhar mais confiança. Depois de alguns minutos lá na frente, você vai se acostumar com a situação e se soltar mais enquanto discursa.

 

Aproveite para ler também as nossas dicas para crescer na carreira profissional. E boa sorte 😉

Categories: Dicas

Post Your Thoughts

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.