A maternidade e o empreendedorismo

Ainda mais desafiador do que encarar o mundo do empreendedorismo, é encarar o trabalho de ser mãe. É preciso muito planejamento, paciência, foco e determinação para conseguir conciliar a vida profissional com a educação dos filhos. A maternidade e o empreendedorismo são desafios muito diferentes, mas que podem sim andar lado a lado. O nosso post desta semana traz algumas dicas para todas as mamães empreendedoras conseguirem lidar melhor com suas vidas pessoais e profissionais. Confira:

Maternidade e o empreendedorismo: rendimento

Não planeje fazer mais do que você consegue. É necessário respeitar os seus limites para que não haja frustrações, perda de prazos e atendimentos de baixa qualidade, ou qualquer outro problema que influencie diretamente no crescimento do negócio. Será necessário falar “não” em algumas situações ou diminuir um pouco um ritmo, para não perder a qualidade. Seja honesta com os seus clientes.

Organização

Defina os horários de cuidar dos filhos e horários para focar no seu empreendimento. Se necessário, não hesite em pedir ajuda de alguém de sua confiança. Monte um cronograma sempre que receber alguma demanda, mesmo que ela não seja muito grande. As agendas são perfeitas para organizar seu check-list diário, tanto no trabalho, quanto em casa com os pimpolhos.

Anote

Com tantos afazeres, confiar na memória pode fazer com que você esqueça tarefas importantes. Papéis também podem ser perdidos. Qual a melhor solução? Utilize as tecnologias ao seu favor! Existem diversos programas e aplicativos de gerenciamento de tarefas, lembretes de prazos, status sobre o andamento e prioridade de tarefas. Eles deixarão o seu dia a dia muito mais organizado e prático.

Não desista!

A maternidade e o empreendedorismo são dois grandes desafios. Tenha paciência, persevere e não desista dos seus sonhos. Em alguns momentos, você pode se sentir sobrecarregada e desviar-se do cronograma. O importante é manter a calma, parar, pensar, organizar e recomeçar!

 

Aproveite para ler também: práticas de autocoaching para melhorar seu desempenho no trabalho.

 

O merkaz deseja boa sorte a todas mães empreendedoras!

Categories: Uncategorized

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.