Os 4Ps do marketing: o produto certo, no lugar, no preço e no momento certo

Um dos conceitos mais famosos no estudo da publicidade e do marketing são os 4Ps: produto, preço, praça e promoção, ou do inglês, product, price, placement, promotion. Cada uma dessas quatro palavrinhas possui um conceito por trás e fazem parte de um universo. Além disso, os 4Ps do marketing são relevantes para que a sua marca consiga se estabelecer e se manter firme no mercado. Curioso para saber mais sobre cada uma delas? Então vamos lá:

Os 4Ps do marketing: P de Produto

Aqui, o produto é o que é vendido pela empresa – sejam bens materiais ou serviços.

Ele serve para entender e definir quais são as características do que é oferecido. Algumas das perguntas que você deve responder sobre o seu produto são: Quais as necessidades que ele irá satisfazer? Como, onde e quando o cliente irá utilizá-lo? Como ele é fisicamente? Qual o nome e a marca?

Também deve-se entender o ciclo de vida do produto ou serviço.

P de Preço

A segunda palavra dos 4Ps do marketing é o P de Preço. A sobrevivência da empresa até ligada a esse P.  É o que vai indicar o futuro da empresa, já que é a partir do lucro que será possível manter o seu negócio funcionando. As perguntas que devem ser respondidas são: Qual o valor do seu produto ou serviço de comprador? Qual o comportamento do cliente em relação ao preço? Como o preço se compara aos seus competidores?

O preço não só está ligado ao produto, mas também a percepção da marca pelo público.

P de Praça

Praça significa Placement, o que pode ser entendido como Colocação no Mercado. Essa questão está relacionada a como o cliente chega até você, aos seus produtos e serviços. As perguntas que devem ser respondidas são: Onde o seu público costuma procurar pelos seus serviços? Como a empresa pode acessar os melhores e maiores canais de distribuição? A Praça irá te ajudar a definir onde e como sua empresa deve ser acessível aos consumidores.

P de Promoção

O P de Promoção não significa preços baixos, como estamos acostumados. Aqui ele tem o sentido de promover a sua marca, fazendo com que as estratégias de marketing cheguem nos ouvidos certos. O objetivo é levar a sua empresa de um negócio desconhecido para uma possível solução para necessidades e desejos de um cliente.

 

Aproveite para ler também: o que é precificação?

 

Até a próxima!

Categories: Uncategorized

Post Your Thoughts

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.