SCIENTISTS OF TOMORROW: MEET THE FUTURE • O futuro da ciência e tecnologia em Israel

26/04/2018

7:30 pm - 10:30 pm

R. Ibiapinópolis, 762 - A CASA

Grátis

Essa missão do Instituto Weizmann de Ciências vai trazer um pouco de Weizmann para o Brasil num formato diferente do tradicional. São jovens doutorandos, na faixa dos 30 anos, escolhidos a dedo, excelentes oradores e com pesquisas extremamente promissoras em seus campos!

O Instituto Weizmann é o 6º melhor Instituto de pesquisa do mundo! O primeiro fora dos EUA e o que possui a melhor taxa de transferência tecnlógica do mundo!!!

CONHEÇA OS PALESTRANTES:

MICHAL SHAKED

Michal formou-se em Biologia antes de iniciar os seis anos de serviço militar no IDF, Forças de Defensa de Israel, período no qual serviu de oficial no Laboratorio Central do Corpo Medico do IDF. Atualmente, ela faz doutorado no Departamento de Biologia Celular e Molecular supervisada por um dos cientistas mas renomados pesquisadores na área do câncer, o Prof. Moshe Oren.

Na sua pesquisa, Michal foca na regulação do um grupo de genes envolvidos no controle de tamanho de órgãos e homeostasis de tecidos, chamada via de sinalização Hippo. O nome deriva do fato de que um dos componentes chave da sinalização aparece na forma mutada, o que resulta no crescimento exagerado, gerando-se órgãos anormalmente grandes, “tamanho hipopótamo”.

Estudos recentes indicam que anomalias no caminho de regulação hipopótamo têm um papel importante na formação de tumores, na resistência a drogas anticancerosas e na metástase. Usando várias abordagens, incluindo biologia molecular, modelos matemáticos e microscopia avançada, Michal procura compreender a desregulação da Via de Hippo em células tumorais do pulmão.

Com um MBA em gestão estratégica pela Universidade de Tel Aviv e Mestrado em Biologia Molecular pelo Instituto Weizmann, Michal também realizou pesquisas no laboratório do Prof. Galit Lahav na Escola de Medicina de Harvard. Ela recentemente ganhou o prêmio “melhor poster” em uma conferência EMBO (European Molecular Biology Organization) em Roma, e recebeu o prêmio Azrieli Systems de Inovação para Estudantes de Biologia.

Quando ela não está no laboratório, dá aulas para estudantes do ensino médio no Instituto Davidson de educação científica, é voluntária na Fundação israelense para crianças deficientes (ILAN), gosta de arte e de ouvir música.

RAFAEL STERN

Nascido no Brasil, graduado em geografia pela Universidade Federal Fluminense, Rafael Stern fez pós-graduação em Israel, no Instituto Arava de Estudos do Ambiente e voltou para o Brasil. Fez o Mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas onde estudou a caracterização física e química das partículas atmosféricas emitidas pelo fogo na selva amazônica.

Agora, como estudante de doutorado do Instituto Weizmann de Ciencias, utiliza um laboratório móvel dentro de um caminhão que ele mesmo conduz para testar como se adaptam os diferentes tipos de vegetação a condições variadas do ambiente. A sua pesquisa utiliza ferramentas avançadas para medir a fotossíntese. O mentor na investigação é o Prof. Dan Yakir, do Departamento de Ciências Planetárias e da Terra do Instituto Weizmann. Quando não está no laboratório, ou no caminhão, Rafael lê poesia, toca gaita ou faz trilhas na natureza.

ANDRES GOLDMAN

Nascido no Uruguai, Andrés Goldman é Bacharel em Biologia pela Universidad de la República , e é Mestre em Biologia Celular e Molecular pelo PEDECIBA (Programa uruguaio para o desenvolvimento da ciência básica). Fez aliya no ano de 2013 e atualmente faz o doutorado no Departamento de Regulação Biológica do Instituto Weizmann de Ciências, com a supervisão do Prof. Atan Gross.
Andres estuda as mitocôndrias – organelas que contém enzimas importantes para o ciclo de vida e metabolismo celular, e responsáveis pela conversão de nutrientes em energia utilizável. A produção de energia das mitocôndrias pode determinar o destino das células, sendo assim importantes na saúde e na doença. Utilizando ferramentas moleculares, Andres procura entender a biologia mitocondrial, incluindo os mecanismos que regulam a arquitetura, função e comportamento mitocondrial. Está interessado particularmente em como as mitocôndrias mudam de forma, formando redes complexas interconectadas em resposta a mudanças a disponibilidade de nutrientes. Quando não está no laboratório, percorre trilhas ou joga futebol no campus do Instituto Weizmann, com outros estudantes internacionais.

Local: Clube Hebraica – Rua Ibiapinópolis, 762 – A CASA

Horário: 19h30

GRATUITO


AGENDA:

19h30 – Welcome Coffee

20h00 – Início do evento


Nos Siga nas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/merkazsp/

Instagram: @merkazsp

Close

FAÇA PARTE!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.