As cadeirinhas de carro se tornaram elementos fundamentais para garantir a proteção e o conforto das crianças durante os deslocamentos em veículos. Com um histórico repleto de inovações, esses dispositivos evoluíram significativamente desde suas origens, refletindo avanços constantes em segurança e tecnologia.
Para compreender melhor essa trajetória, é importante explorar a evolução das cadeirinhas ao longo dos anos, desde os primeiros modelos rudimentares até os equipamentos modernos que conhecemos hoje, projetados para proporcionar o máximo de proteção aos passageiros mais jovens. Essa análise revela não apenas a necessidade de segurança no trânsito, mas também o compromisso da sociedade em cuidar das novas gerações.
1930 – O Primeiro Protótipo
Em 1930, foi criado o primeiro modelo oficial da cadeirinha infantil, que surgiu como um conceito focado na segurança do transporte de crianças. Esse protótipo representou uma experimentação dentro de um mercado emergente, buscando garantir a proteção dos pequenos durante viagens. O projeto estabeleceu as bases para futuras inovações nesse setor.
1933 – A primeira cadeirinha
Em 1933, a Bunny Bear Company lançou a primeira cadeirinha de bebê oficialmente produzida, focando no conforto das crianças durante o transporte em veículos. Esse modelo primitivo era sustentado no banco da frente, preso por duas barras que se ligavam à parte traseira, representando um avanço significativo na segurança dos pequenos durante as viagens.
1960 – Chegada das cadeirinhas nos EUA e na Inglaterra
Em 1960, as cadeirinhas para crianças foram introduzidas nos Estados Unidos e na Inglaterra, marcando um momento significativo para a segurança infantil. Leonard Rivkin foi responsável pela chegada ao mercado americano, enquanto Jean Ames fez o mesmo na Inglaterra. Essas inovações se destacaram, pois representavam uma novidade que promovia a proteção de crianças em veículos, algo inovador para a época.
1964 – Cadeira de Costas
Em 1964, foi realizada a primeira experiência com um protótipo de cadeirinha voltada para a segurança das crianças, criado por Bertil Aldman, especialista em segurança viária. A Volvo apoiou este projeto inovador, que foi testado num veículo da linha PV544, marcando um avanço significativo nas práticas de segurança automotiva.
1967: Primeira cadeirinha comercializada para clientes
Em 1967, ocorreu um marco importante na segurança infantil em veículos com a venda da primeira cadeirinha, direcionada a consumidores. Este modelo inovador utilizava o banco do passageiro da frente, que era adaptado para ficar voltado para trás, garantindo a proteção das crianças. Até aquele momento, as cadeirinhas não eram disponíveis no mercado, sendo limitadas a protótipos e testes. A Volvo foi o primeiro e único revendedor a oferecer esta solução essencial para os pais.
1972: Aperfeiçoamento da Cadeirinha com Apoio Melhorado para o Pescoço
Em 1972, a Volvo introduziu um modelo aprimorado de cadeirinha, refletindo seu sucesso no mercado. Neste novo design, as crianças permaneciam voltadas para trás, aumentando a proteção em caso de acidentes frontais, o que é crucial para a segurança dos pequenos. O suporte para o pescoço foi otimizado, visando maior conforto e proteção.
1976: Cadeirinha de Banco Elevatório
Em 1976, surgiu a cadeirinha de banco elevatório, uma solução inovadora que visava proporcionar maior segurança e conforto para crianças, especialmente as de maior porte. Essa cadeirinha tornou-se um item essencial em veículos, sendo eficaz na proteção durante os deslocamentos.
Atualmente, em Portugal, é obrigatório que crianças com altura de até 135 cm ou até 12 anos utilizem esse tipo de assento. Os primeiros modelos foram integrados em veículos da Volvo, mas a demanda levou à sua adoção em uma variedade de marcas, tornando-o um acessório amplamente disponível no mercado automobilístico.
1997: Criação do sistema ISOFIX
Em 1997, a Britax-Römer em parceria com a montadora Volkswagen introduziu um sistema inovador para cadeirinhas de crianças chamado ISOFIX. Este sistema foi projetado para proporcionar uma fixação mais segura e uniformizar o encaixe das cadeirinhas disponíveis no mercado.
O ISOFIX permite a ancoragem em pontos fixos do banco, que são universais, proporcionando estabilidade e impedindo deslocamentos indesejados que podem afetar a segurança da criança. Assim, evita-se o movimento do ombro, pescoço e coluna cervical durante viagens.
Atualmente, a presença do sistema ISOFIX é obrigatória nos veículos vendidos no Brasil, o que contribui para um transporte mais seguro e eficiente, tornando-se um padrão amplamente utilizado em todo o mundo.
2014: Cadeira Inflável
Em 2014, uma inovação significativa no design de cadeiras foi a introdução da cadeira inflável, promovendo facilidade de uso e transporte. Este modelo pode ser compactado em um saco leve, pesando apenas 5 kg, permitindo que seja carregado com praticidade em diversas situações.
Outra característica marcante é o sistema de bombeamento que possibilita a montagem da cadeira em apenas 40 segundos, sem esforço. Essa agilidade se torna uma grande vantagem para quem busca conveniência em suas atividades ao ar livre.
2017: Lançamento da primeira cadeirinha infantil com airbag integrado
Em 2017, a Maxi-Cosi fez história ao apresentar a AxissFix Air, a primeira cadeirinha do mundo a incorporar um sistema de airbag. Essa inovação sinalizou um avanço significativo na segurança infantil em veículos. A criação inspirou o desenvolvimento de novas tecnologias que visam aprimorar a proteção das crianças durante o transporte.
2022: Dispositivo de retenção com airbag completo
Em 2022, a Cybex, uma empresa com sede em Hong Kong, lançou um novo modelo de cadeirinha que integra um airbag que envolve todo o corpo da criança. Este dispositivo apresenta melhorias significativas em comparação ao modelo anterior, AxissFix Air.